Exposição: O que a lente não capta
Publicado em 2020-12-28 por Flinpo | Divulgação | 2 Comentários

Em Março deste ano, quando a pandemia de Covid-19 começava a mudar a vida de toda a gente, Ricardo Costa, enfermeiro na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital de Braga, não ficou indiferente à nova realidade, que alterou as nossas rotinas que eram dadas como garantidas. A partir daí, decidiu aliar a enfermagem à paixão pela fotografia e começou a captar momentos vividos e sentidos pelos profissionais de saúde dos Cuidados Intensivos de Braga durante a pandemia.
Cerca de oito meses depois, o trabalho fotográfico de Ricardo Costa, de 27 anos, pode ser visto na exposição virtual “
O que a Lente Não Capta“, inaugurada no passado dia 18. No total, são 23 imagens que retratam momentos vividos na unidade onde se encontram os doentes que inspiram maiores cuidados. A iniciativa serve também para homenagear os profissionais de saúde, desde enfermeiros e médicos a assistentes operacionais.
Com a colaboração do Hospital de Braga, e tentando esquecer o cansaço do trabalho na linha da frente, o enfermeiro aproveitou os dias de folga e os finais de cada turno — “quando o serviço o permitia” — para fotografar tudo o que é vivido nos Cuidados Intensivos. O objectivo, sublinha, é sensibilizar as pessoas para o trabalho dos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, alertar para a importância das medidas de combate à Covid-19.
A exposição serve também para celebrar o 26.º aniversário da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Braga e pode ser visitada virtualmente
aqui ou na conta de
Instagram do projecto.
Partilhe: 
Fotografias e palavras... testemunhos inesquecíveis desta pandemia. Gosto, particularmente, da fotografia em que se vê uma cama vazia iluminada pela luz que entra pela janela em frente dela...plena de significados.
Alfredo | 2020-12-28 22:04:34
Boa mostra. Obrigada.
mariam | 2021-01-02 19:11:47
+ Comentar
Anterior | Início | Seguinte