Flinpo
Utilizador: Palavra-passe:
Ainda não se registou? Registe-se
Esqueceu-se da palavra-passe? Recupere-a
Login
Desafio do mês Desafio do mês

Tema #056
Desejo

Fotografias que transmitam a ideia de desejo.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Número de participantes: 4

Desafio da semana Desafio da semana

Tema #479
Pequeno electrodoméstico

Fotografias que retratem um pequeno electrodoméstico.
Se é pequeno, é porque não é grande, tipo a máquina de lavar loiça ou da roupa, o frigorífico, o fogão, ... Pequeno é a torradeira, a varinha mágica (varinhas de condão não serão aceites), o ferro de engomar, o espremedor de sumos, ...

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

014:Caída do céu
por Ana Lúcia

013:varinha mágica
por fcondeco

012:Em brasa
por furtado66

011:Robusta vs Arábica
por VAA

010:Popcorn
por Ana Simões

009:Máquina de café/chá
por anabatista

008:Misturador
por Mario Teixeira Gomes

007:Dar descanso ao ferro
por Manu

006:estilo italiano
por lis

005:Torradeira
por amelia

004:Varinha sem magia
por remus

003:Espirilizador
por Isabel G. Silva

002:Microwave
por paulonvalves

001:Forno elétrico
por Welerson Athaydes

 

Próximo Desafio Próximos desafios

Quer saber qual será o tema dos próximos desafios?

Para o ficar a saber, tem que estar registado e autenticado.

 

Topo

Algumas sugestões e outras tantas considerações Algumas sugestões e outras tantas considerações

Publicado em 2019-11-28 por Flinpo   |   Comunicados   |   5 Comentários

Em votação Votação Semanal

Tema #478
Silhueta a preto e branco

(Em votação até 2019-12-15)

Nota Editorial


Recebemos um e-mail do participante Jope com algumas sugestões para as quais deixámos outras tantas considerações.
Mas o assunto, do nosso ponto de vista, não se esgota nos nossos comentários e merece que seja público (na comunidade Flinpo) para que todos os participantes possam emitir as suas opiniões e daí tirarmos as nossas conclusões.



Criação de um fórum para troca de ideias entre membros participantes

Nossos comentários:
O fórum, em si mesmo, já existe. Cada participante é livre de comentar as fotografias vencedoras, os posts publicados, a “Fotografia em palavras” e todos os outros que vão sendo publicados ao longo de todas as semanas.
Se o comentário de cada um se limita a dar os parabéns ou a apontar sugestões para a melhoria do Flinpo é da responsabilidade dos participantes fazer as suas escolhas e nesses comentários está sempre implícito que a liberdade é total.



Narrativas fotográficas em substituição dos desafios trimestrais

Nossos comentários:
Os desafios trimestrais estão suspensos, não extintos. Mas talvez fosse mais acertado dizer que se auto-extinguiram. A participação foi escassa, quer na parte das propostas quer na parte dos comentários aos trabalhos apresentados.
Mas os desafios trimestrais continuam activos. Basta que exista alguma nova participação, que ela será levada à avaliação de todos os participantes no Flinpo.
Serem chamados de "Desafios Trimestrais" ou "Narrativas fotográficas", basicamente vai dar ao mesmo. É somente uma questão de nomenclatura. A ideia de ter um espaço, onde os participantes possam submeter um projecto fotográfico e o mesmo ficar à avaliação dos restantes participantes, isso o processo actual cumpre e funciona. O que é preciso é que seja utilizado.



Criação de página FLINPO no Facebook

Criação de página FLINPO no Facebook com 10 curadores entre os membros FLINPO, podendo 50% serem escolhidos pelos editores e os outros 50% por membros que pudessem oferecer-se para a tarefa. Amantes da Fotografia, membros da FLINPO, ou não, poderiam submeter as suas imagens na página FLINPO no Facebook - os curadores teriam como função escolher semanalmente 40 imagens - que divulgariam no decurso de cada fim de semana em formato diploma, tal como aconteceu com páginas já extintas no Facebook, mas de elevado envolvimento à escala mundial com belíssimas imagens. A existência desta extensão FLINPO é interessante porque o seu alojamento não acarreta custos para o grupo, como acontece agora com o alojamento da plataforma FLINPO.

Nossos comentários:
Pela extensão e complexidade desta sugestão decidimos transcrevê-la na sua totalidade. O Flinpo tem uma página no Facebook onde são publicadas as fotos vencedoras dos diferentes desafios. No nosso entender os próprios participantes pouca atenção dão a essa página. A quantidade de “gostos” é residual, comentários não se vêm e visibilidade parece ser, também, residual. Mas a página existe e todos são livres, mais uma vez, de comentar, gostar, partilhar e/ou divulgar.



Considerações gerais da Equipa de Editores Flinpo:
Antes de partirmos para novas aventuras seria mais benéfico um maior empenho dos participantes na divulgação do Flinpo, nos comentários, na crítica construtiva das fotografias, das escolhas e na votação.

A média de participações semanais ronda as 20 propostas, nos mensais cerca de 15 em desafios mais fáceis (ou menos difíceis), e na capa da revista uns 6 ou 8.
Na realidade há um enorme défice na participação, nos comentários e, principalmente, nas críticas.

Os editores também merecem ser criticados e as suas opções devem ser analisadas e podem ser revistas.

Há um ou outro comentário sobre a não validação de uma participação bem como a validação de propostas que não deveriam ter sido aceites e isso deve ser público (na comunidade Flinpo) argumentando o porquê ou o porque não das decisões dos editores. E é isso que esperamos, pois, será essa a atitude certa para evitar mal-entendidos ou para evitar comentários vagos que não expressam claramente a crítica às nossas decisões.

Finalmente deixamos à consideração da comunidade Flinpo estas sugestões de Jope bem como os nossos comentários. As vossas propostas, aceitação destas sugestões ou rejeição das mesmas será tomada em conta na decisão que tomaremos para o futuro.
Aconselhem, ajudem a Equipa de Editores, intervenham mais e mais.

Tal como a Participação é importante pois é a base da existência do Flinpo, a crítica e eventual correcção de decisões tomadas é também importante.


Atentamente
Equipa de Editores
Mário & Remus


 

Partilhe: Partilhe

Comentários Comentários   |   + Comentar

Estou de acordo com tudo o que os editores responderam.

JOÃO MENÉRES | 2019-11-28 23:18:12

Agradeço aos Editores a reflexão apresentada.

Porque todas as propostas estavam contextualizadas de forma assertiva, deixo o mail que aos Editores dirigi em 20 de novembro:


Caros Editores,

Enquanto membro FLINPO "jope" e no meu inconformismo pela dinamização positiva dos grupos, gostaria de apresentar sugestões que considero de enriquecimento do Grupo FLINPO, esperando acolher da vossa parte a melhor disponibilidade e atenção para as considerar.

1. Abertura de Forum para troca de ideias entre os membros participantes na plataforma FLINPO - Não será necessário criar nenhum separador... bastará criar uma imagem do tipo "Forum FLINPO Dezembro 2019" no 1º dia de cada mês... e assim em forma de comentário, os editores possibilitariam esse espaço de diálogos;

2. Narrativas Fotográficas em substituição dos Desafios Trimestrais - As narrativas teriam um número limite de fotografias - por exemplo 9 + 1 imagem que funcionaria como capa com título da série apresentada. Trimestralmente, a série submetida com melhor pontuação obtida, veria a sua publicação na revista do grupo, respetivamente nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro. Seriam consideradas as propostas submetidas sem que existissem períodos específicos para submeter as narrativas;

3. Criação de página FLINPO no Facebook com 10 curadores entre os membros FLINPO, podendo 50% serem escolhidos pelos editores e os outros 50% por membros que pudessem oferecer-se para a tarefa. Amantes da Fotografia, membros da FLINPO, ou não, poderiam submeter as suas imagens na pagina FLINPO no Facebook - os curadores teriam como função escolher semanalmente 40 imagens - que divulgariam no decurso de cada fim de semana em formato diploma, tal como aconteceu com páginas já extintas no Facebook, mas de elevado envolvimento à escala mundial com belíssimas imagens. A existência desta extensão FLINPO é interessante porque o seu alojamento não acarreta custos para o grupo, como acontece agora com o alojamento da plataforma FLINPO.

jope | 2019-12-01 21:02:12

Acredito que a contextualização das propostas, mude um pouco a imagem que a partilha dos Editores efetuou, pela escolha seletiva que fizeram das propostas que apresentei.

Agora sim, penso que todos poderemos opinar com o conhecimento cabal das sugestões que deixei.

Melhores cumprimentos pessoais.

José M G Pereira

jope | 2019-12-01 21:04:24

Em jeito de comentário à resposta dada pelos Editores acerca da página FLINPO no Facebook, convém esclarecer que a que apresentei é diametralmente diferente do que o FLINPO possui, na qual apenas se pretende a divulgação dos vencedores dos desafios, não se fomentando uma interação com os seguidores/utilizadores da página. Penso que compreenderão a natureza bem diferente das duas páginas FLINPO entre o que existe e o que se proporia existir, de modo que a resposta dada é completamente desenquadrada do contexto e como tal, nem tão pouco me pareça fazer sentido.

Deixo para reflexão as paginas Facebook que me serviram de referência para a proposta, e o seu numero de seguidores:

Página FLINPO - 1019 seguidores - página ativa

Página portuguesa CREATIVE IMAGES - https://www.facebook.com/Creative-Images-705085036191016/ - 1137 seguidores, extinta em julho de 2015

Página internacional PHOTO ONE - https://www.facebook.com/pphotoone/ - 19729 seguidores, extinta em novembro de 2017

Nos dois exemplos apresentados, Creative Images e Photo One, cada seguidor poderia submeter uma fotografia por dia e os curadores, selecionavam as imagens que consideravam destacadas nas diferentes categorias fotográficas... era um exercício interessante para amantes da fotografia e para os curadores, em prol da Fotografia e da qualidade das imagens partilhadas.

Fica por isso a sugestão.

Melhores cumprimentos,
José M G Pereira

https://www.facebook.com/Creative-Images-705085036191016/

jope | 2019-12-01 21:28:16

Concordo com a reflexão dos Editores e agradeço.

Eu tenho estado muito pouco activa, ou nada mesmo... no site e mesmo aquando estou activa, confesso que quase não visito a pagina do Facebook... a verdade é que nem sempre nos é possivel, que maravilha fora a vida ser só diversão e fotografia... ou não... Contudo não posso deixar de manifestar a minha opinião sobre o FLINPO.
Eu gosto muito do site e da forma como se encontra contextualizado, leva-me a despertar os sentidos, a olhar de outro modo para os temas e consequentemente para as minhas fotos apurando assim o meu olhar fotográfico. Considero que o Flinpo me ajuda a crescer enquanto fotografa amadora. Agradeço a aprecio todo o esforço dispensado pela Equipa. Não é fácil gerir seja o que for que seja colectivo...
O ano está a terminar e aproveito este comentário para desejar Boas Festas a todos os membros e à Equipa Flinpo. Conto poder estar mais presente o que me deixaria muito feliz.

Bem hajam pelo vosso trabalho e dedicação.

Ana Simões | 2019-12-05 23:38:01

+ Comentar

Anterior | Início | Seguinte

Topo

Para todos aqueles que gostam de desafios fotográficos.
Flinpo 2010 - 2019 © Flinpo     Endereço de correio electrónico correio@flinpo.net