Flinpo
Utilizador: Palavra-passe:
Ainda não se registou? Registe-se
Esqueceu-se da palavra-passe? Recupere-a
Login
Destaque Destaque




 

Desafio do mês Desafio do mês

Tema #046
Passar a ferro

Há três elementos essenciais para passar a ferro: uma tábua de passar a ferro, a peça de roupa e o ferro propriamente dito.
Participe com uma fotografia em que estes três elementos apareçam e de forma que seja evidente que se está a passar a ferro.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Número de participantes: 4

Desafio da semana Desafio da semana

Tema #437
Porta aberta

Fotografias que retratem uma porta aberta.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Participação aguarda validação.

003:Seja bem-vindo!
por Welerson Athaydes 

002:De regresso
por furtado66 

001:Vamos entrar
por jope 

 

Próximo Desafio Próximos desafios

Quer saber qual será o tema dos próximos desafios?

Para o ficar a saber, tem que estar registado e autenticado.

 

Topo

Fotografia em Palavras: Morangos Fotografia em Palavras: Morangos

Publicado em 2019-01-30 por Flinpo   |   Fotografia em Palavras   |   15 Comentários

Em votação Votação Semanal

Tema #436
Longa exposição a cores

(Em votação até 2019-02-24)


A fotografia que propus neste desafio Morangos foi efetuada em 11 de maio de 2015 aquando da minha frequência no Curso Profissional de Fotografia, pelo Instituto Português de Fotografia, no Porto. A disciplina em que realizei a fotografia foi a de Fotografia de Produto.

A fotografia foi efetuada em estúdio com um set de luz contínua com o meu equipamento fotográfico respetivamente a câmera Fotográfica Canon 5D Mark II e a objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM.
José M G Pereira

Dados Exif da imagem:
Abertura: f/3.5
Tempo de exposição: 1/160 seg.
Distância focal: 100mm
ISO: 100
Sem tripé

 

Partilhe: Partilhe

Comentários Comentários   |   + Comentar

Confesso que devido à artificialidade da composição a que também junto o desfoque do morango superior não votei nesta imagem...

JOÃO MENÉRES | 2019-01-30 17:34:59

Agradecido, João...

A liberdade de expressão, o conhecimento em fotografia, a sensibilidade de cada um, é algo que devemos respeitar...

Concordo com a sua posição e considero que todos temos os nossos critérios para agirmos de acordo com o que fazemos, sabemos e temos capacidade de partilhar. Nada contra!!

Forte abraço, meu amigo!

josemgpereira | 2019-01-30 20:16:08

Acresce considerar, João...

... em termos técnicos, porque é de fotografia que falamos, com uma abertura f/3.5 seria impensável ter todos os planos focados... Nesta fotografia a escolha pela focagem no topo da coluna de morangos assim como na base, pareceriam-me demasiado óbvias.

Seja como for, apesar de ter participado neste desafio com esta fotografia, não posso deixar de a posicionar cronologicamente em 2015.

Não me choca nada que cada um avalie as fotografias pelo seu gosto e não também pela técnica, pela estética e pela composição fotográfica... assim como pelo tratamento digital, por vezes excessivo que algumas imagens apresentam. Por aqui, por que é de fotografia que a comunidade pode ganhar peso e credibilidade, norteio-me muito pelos critérios que referi acima e menos pelo meu gosto... confesso que neste ponto, não há muitas fotografias partilhadas que eu goste verdadeiramente...

Abraços uma vez mais!

josemgpereira | 2019-01-30 20:24:21

josemgpereira :
Agradeço a sua delicada resposta.
Se tivesse optado por ter tudo focado, seria suficiente servir-se de um tripé, como muito bem sabe.
Mas, cada um tem o seu próprio critério e assim se define como autor.

Abraço e boa sorte para os desafios que se seguem.

JOÃO MENÉRES | 2019-01-31 00:20:32

Bom dia João...

Permita-me corrigi-lo... um tripé não dá focagem de planos diferentes numa abertura F/3.5, permite sim, nitidez no plano de foco. Desculpe ter feito este reparo, mas não devemos induzir em erro quem nos segue ou não se debateu nesta especificidade em conhecimento teórico ou por ação prática muitas vezes repetida.

Abraço amigo.

josemgpereira | 2019-01-31 08:10:03

Ao João Menéres recomendo vivamente a leitura de uma das leituras primordiais para reabilitar conceitos básicos de fotografia que nada têm a ver com o gosto e critérios subjetivos de cada um.

Para crivarmos devemos ser detentores de conhecimento cabal...

Michael Langford - Fotografia Básica: https://www.wook.pt/livro/fotografia-basica-michael-langford/92736

Também espero que me permita esta ousadia. O saber não ocupa lugar e só compartilhas poderemos melhorar alguns dos nossos empirismos, assimtenhamos a humildade de reconhecermos que só sabemos que nada sabemos como o afirmava o filósofo.

Abraço cordial.

josemgpereira | 2019-01-31 08:20:08

Perdoem-me os erros ortográficos, mas escrever num telemóvel e sem óculos (a idade não perdoa) levou a escrever algumas “palavras novas”

josemgpereira | 2019-01-31 08:23:16

Depois destas brilhantes lições, resta-me silenciar.
Antes, todavia, envio um abraço ao MESTRE DOS MESTRES.

JOÃO MENÉRES | 2019-01-31 08:30:25

Viva João,

como sabemos, não temos espaço na plataforma, para o diálogo, e eventuais trocas de impressões. Permita-me retirar ênfase às suas palavras "brilhantes lições" porque penso que nem o João e muito menos eu, pretendemos dar lições a quem quer que seja. No entanto, penso que para evoluirmos para uma comunidade aberta, solidária e madura, possamos dar contributos para sensibilizar uns e outros.

Não é nosso papel dizer que A ou B fotografa melhor ou pior, mas em minha opinião devemos trocar opiniões que à luz da técnica dos conceitos de fotografia, possam contribuir para todos aumentarmos o nosso conhecimento e práticas que possam melhorar a fotografia que fazemos, se e só se tivermos em nós essa vontade.

Pelo que li do seu blogue, o João Menéres é um homem de grande valor humano, com uma obra significativa no mundo da fotografia. Tem inúmeros livros de fotografia publicados assim como de ligação entre a imagem e as letras, respetivamente:
- "ENCONTRO COM O PORTO", Introdução de Fernando Lanhas;
- "DE UM OUTRO PORTO", Prefácio de Mário Cláudio;
- "REVELAÇÃO DA ÁGUA", Texto de Agustina Bessa-Luís;
- "CONVERSAS À LUZ DOS OLHOS", Prefácio de Miguel Veiga, Título e Textos de Lina Sampaio.
- "IMAGINI", Introdução e textos: Jorge Pinheiro; Desenhos e Pintura: Myra Landau; Fotografia do autor;
- "ENTRE O VER E O OLHAR", Título de Lina Sampaio; Introdução e textos de Ana Ruas Alves;
- "A CIDADE DE EUGÉNIO", com texto de Luís Neiva Santos
- "VGM / O GÉNIO DA MINHA GERAÇÃO", com texto de Miguel Veiga;
- "DEZASSEIS OLHARES SOBRE A PÓVOA", Ed. Modo de Ler ;
- "O PORTO DE MIGUEL VEIGA", com 30 fotografias do autor; Ed. Modo de Ler ( Novº de 2016 ).

Fonte: https://grifoplanante.blogspot.com/

O facto de ter obra vasta e de elevado mérito reconhecido pelos galardões que recebeu muito meritoriamente, não invalida que cada um de nós não possa sugerir correção e melhoria de conceitos... pelo que fique certo que eu ao João, não dei qualquer lição.

Todos nós temos um percurso, todos nós temos a nossa forma de sentir e expressar, mas não é menos certo que para evoluirmos não deveremos contentar com o que já fizemos, podendo sempre atualizar, reformular e sobretudo usar de expressões que não se pautam por gosto, mas por conceito.Quando aplicamos conceitos, devemos tentar ser inequívocos para evitar confusões... todos sabemos que temos uma Norma Portuguesa de Fotografia para Vocabulário... todos nós deveríamos saber que quando falamos de lentes, estamos a falar de um só vidro com desenho côncavo ou convexo... que o conjunto de lentes formam as nossas objetivas e que as máquinas fotográficas deveriam ser sempre uma homenagem constante à história da fotografia que aconteceu por existir uma câmera escura... e sem essa câmera escura, também não teríamos a fotografia que temos hoje, seja ela de película ou digital!

Forte abraço, sempre com boas

josemgpereira | 2019-01-31 09:45:24

O texto já era tão longo que o resto da frase não passou...

Dizia eu... Forte abraço, sempre com boas partilhas. Aos demais participantes da nossa comunidade FLINPO seria bom poderem, se tiverem Facebook, no grupo aberto https://www.facebook.com/groups/FLINPO.net/

Para além de promovermos a partilha fotográfica, termos desafios, também se partilham fontes diversas que permitem reformular, melhorar ou até aprender novos conceitos, abordagens e técnicas em fotografia, dando a conhecer equipamentos e procedimentos.

Seria ótimo que o João pudesse passar por lá também...

Fica o desafio!

Até lá!!

josemgpereira | 2019-01-31 09:51:48

Por impossibilidade de o fazer de outra forma, cumprimento todos os membros da Comunidade FLINPO, e informo que por motivos pessoais, não poderei continuar a Administrar o Grupo Público FLINPO.net nem irei continuar na Comunidade.

Agradecido pela vossa compreensão.

Melhores cumprimentos para todos e até sempre... algures onde a Fotografia estiver presente!!

José M G Pereira

josemgpereira | 2019-01-31 13:29:04

A Fotografia mora aqui, razão pela qual aqui estou.

Solicitei o cancelamento do user josemgpereira que permitiu limpar o percurso até aqui... no Facebook apesar de gostar imenso do grupo público que com os Editores criei, com a chegada de um projeto muito absorvente, não pude continuar a honrar cedendo por isso o lugar como administrador e saindo do grupo.

Abraços e até já!

jope | 2019-01-31 16:49:35

Muitos Parabéns! (Quanto ao Grupo no face ainda não tive oportunidade de lá ir...)

mariam | 2019-02-03 15:59:06

Já eu gostei desta fotografia e por isso mesmo votei nela.
Acho que é uma bela composição e se eu tivesse a habilidade para tal, até gostaria que tivesse sido eu a criar a fotografia.
O controlo da luz está perfeito. Apesar do fundo e do prato ser branco e algo vidrado, não existe uma única zona que tenha ficado sobreexposta.
Belíssimo trabalho.

remus | 2019-02-04 14:47:04

Talvez exceptuando a parte superior do morango de cima, digo eu...

JOÃO MENÉRES | 2019-02-04 20:22:31

+ Comentar

Anterior | Início | Seguinte

Topo

Para todos aqueles que gostam de desafios fotográficos.
Flinpo 2010 - 2019 © Flinpo     Endereço de correio electrónico correio@flinpo.net