Flinpo
Utilizador: Palavra-passe:
Ainda não se registou? Registe-se
Esqueceu-se da palavra-passe? Recupere-a
Login
Destaque Destaque
19.20€

Desafio Trimestral #04

 

Desafio do mês Desafio do mês

Tema #044
Olhos

Fotografias que mostrem um ou mais olhos.
Só irão ser aceites fotografias com planos aproximados. O(s) olho(s) deve(m) ser o elemento principal da fotografia.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Número de participantes: 9

Desafio da semana Desafio da semana

Tema #427
Morangos

Fotografias que mostrem um ou mais morangos.
Eles podem estar inteiros ou picados. O importante é que possam ser identificados como morangos.
Tema escolhido por Welerson Athaydes, vencedor do desafio mensal #042: Desilusão.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

015:Gourmet
por joaotome

014:MORANGO É BOM
por JOÃO MENÉRES

013:Vermelhou
por Welerson Athaydes

012:Ah que bom. Vou te comer...
por Santa Clara

011:Frutos vermelhos
por Ana Lúcia

010:Morangos biológicos
por anabatista

009:Gelado com morangos
por amelia

008:Delícias
por Breno Fortuna

007:Ainda verde
por Manu

006:MORANGOS AU CHOCOLATE....
por JJacinto

005:Sem Chantily
por Mario Teixeira Gomes

004:Regalei-me!
por remus

003:small but tasty
por kaipiroska

002:Red & White
por paulonvalves

001:Morango e chocolate
por josemgpereira

 

Próximo Desafio Próximos desafios

Quer saber qual será o tema dos próximos desafios?

Para o ficar a saber, tem que estar registado e autenticado.

 

Topo

Votação das sugestões Votação das sugestões

Publicado em 2018-03-01 por Flinpo   |   Comunicados   |   20 Comentários

Em votação Votação Semanal

Tema #426
Caixa quadrangular

(Em votação até 2018-12-16)
Está aberto o processo de votação das sugestões recebidas.

Algumas das sugestões não foram aceites, pelos motivos explicados no post anterior. Outras sugestões foram aceites e nem carecem de votação, uma vez que não interferem com as regras actuais do Flinpo, nomeadamente a sugestão do Welerson Athaydes, que propôs que além de existir apresentação dos desafios semanais por data, também mostrá-los por ordem alfabética. Essa alteração já está em desenvolvimento e ficará disponível brevemente.

Este processo de votação irá decorrer até ao próximo dia 18 de Março e existirá uma condição: A sugestão só será aceite, se atingir o número mínimo de 40 votantes. Terminado o prazo, caso a votação numa dada sugestão não atinja no mínimo os 40 votantes, a votação e a respectiva sugestão não irão ser consideradas válidas.


Sugestão n.º 1

Terminar com a regra de que para votar num determinado desafio, o participante deverá ter participado no respectivo desafio ou deverá ter uma taxa de participação superior ou igual a 50%.
Essencialmente a sugestão vai ao encontro de permitir que todos participantes votem, mesmo que não tenham participado no desafio.




Sugestão n.º 2

Terminar com a regra que indica que se um dado participante não votar, mas que tenha participado no desafio, a sua participação perca 20% dos votos recebidos.
A regra foi implementada para evitar participações "parasitas", de pessoas que participam e esperam até ganhar, mas que não querem votar, para que não tenham que dar votos às participações dos outros participantes e com isso valorizar ou até ajudar que essas participações fiquem à frente da sua. Ao terminar essa regra, corre-se o risco do votantes diminuírem em número, já que não existe uma obrigatoriedade de votar. E sem votos, não existem desafios.




Sugestão n.º 3

Terminar com o conceito de que os participantes que possuam o selo de "Voto Certeiro" tenham os seus votos a valer por dois.
O selo de "Voto Certeiro" é atribuído a um participante, sempre que ele votar na fotografia vencedora durante 3 desafios semanais consecutivos. Ou seja, esse selo pretende distinguir aqueles que possuem o mérito de terem votado constantemente na fotografia vencedora. Caso um participante receba o selo de "Voto Certeiro", nos dois desafios imediatamente a seguir, os seus votos valem por dois. Contando duas vezes na contabilidade global do respectivo desafio.




Sugestão n.º 4

A votação nos desafios semanais passa a contemplar os seguintes critérios: Qualidade técnica, Originalidade, Respeito pelo tema e Criatividade, pelo que passará a ser obrigatório votar em todas as fotos atribuindo um valor de um a cinco em cada um destes critérios.
Vantagens deste processo:
Vai obrigar que todos vejam as fotografias e que votem algo em cada um delas.
Todas as fotografias vão ser avaliadas ficando com um índice de qualidade, pelo qual vão ser apresentadas e ordenadas na classificação geral.

Desvantagens deste processo:
Processo de votação muito mais demorado e exigente em termos de trabalho.
Esta sugestão, aliada à sugestão n.º 2 se for avante, irá fazer com que muitos deixem de votar com a desculpa de que dá "muito trabalho" e "não tenho tempo para isso". O que actualmente é feito com um único voto (clique) passa a ser necessário fazer quatro para cada uma das participações/fotografias.




Sugestão n.º 5

Em cada desafio mensal, passará a existir o convite a pessoas externas ao Flinpo, para integrar um júri especial que irá avaliar as fotografias de acordo com os critérios da regra anterior. O conjunto dos seus votos a todas as fotografias será levado em conta para adicionar aos votos dos participantes. Esta votação decorrerá ao mesmo tempo que a dos participantes em geral.
Com esta ideia pretende-se convidar pessoas externas ao Flinpo (podendo no entanto ser antigos participantes), para que avaliem e votem nos desafios mensais. As suas votações, também poderão servir para atribuir menções honrosas nos desafios.



 

Partilhe: Partilhe

Comentários Comentários   |   + Comentar

Será que as pessoas leram e compreenderam bem a SUGESTÃO nº 1 ?

JOÃO MENÉRES | 2018-03-01 15:39:17

Já tenho menos dúvidas...

JOÃO MENÉRES | 2018-03-01 20:08:13

Com todo e completo respeito à actual Equipa, que tem prestado seu tempo de vida a isto. Repito: com todo e completo respeito. Ainda: esqueçam a hashtag #ignoreCAMERANDO...

Solicito esclarecimento por parte da equipa a respeito da necessidade desta votação, uma vez que o Flinpo fundamenta-se na "ideia de partilha e promoção dos autores/participantes, das suas páginas pessoais, blogs ou presença nas redes sociais".
Além disto, "Cada um é livre de votar no amigo, na fotografia, no percurso do fotógrafo ou na maior ou menor empatia com este ou aquele participante. É algo que nos ultrapassa a forma como cada um aprecia o trabalho do outro."

Dito isto, e a julgar por demais palavras da postagem anterior, estes desafios assumem sua forma mais clara que tão somente é uma brincadeira semanal e as pessoas precisam ter isto em mente para as insatisfações serem minimizadas.

Desculpem-me, mas a votação proposta é mais do mesmo e completamente sem sentido.

O erro da própria votação existir já começa a transparecer quando a Equipa lança mão apenas dos argumentos que lhe convém e quando convém, descartando o pensamento contrário já argumentado.

Irei me ater APENAS ao caso do que fora denominado de participações "parasitas". Existem? Sim, óbvio. Mas já que no texto partiu-se do princípio da má fé, vamos ampliar os conceitos:

Se tal participante é obrigado a votar e quer se favorecer, basta votar nas PIORES fotografias. Tanto nos desafios semanais quanto nos mensais. Se, digamos, 1/3 dos participantes age com tal conduta (algo bastante possível), já altera completamente o resultado de qualquer votação. Mas é claro que isto é feio, ninguém faz isso :) por aqui partimos do princípio da boa fé.

Como contornar isto? NÃO SEI! E mesmo que soubesse, não consigo mais compreender o porquê de criar este circo e gastar vossas energias com este assunto. Como já dito, não há o que ser mudado. Há inclusive regras demasiadas.

Quem não está satisfeito é livre para não participar.

camerando | 2018-03-02 06:05:51

Assino em baixo!

Breno Fortuna | 2018-03-02 22:34:32

Lamento adicionar uma crítica que ,receio , não seja tão positiva como gostaria...Mas exigir um número 40 votantes para validar esta votação, enquanto não me recordo nunca ter visto um desafio com tal número de participantes, faz-me lembrar as eleições de certo líder musculado que vive num país frio mas que não tem medo dele :D
Por outro lado, gostaria de ter visto incluído nesta votação o eventual fim do anonimato dos votantes.
Penso que teria sido uma opção útil, e o resultado dos votos, instructivo.

Fred | 2018-03-03 13:09:53

Fred: Actualmente existem 150 participantes activos no Flinpo. Se desses 150, nem 40 votarem (cerca de 25%) então é porque a grande maioria não tem interesse que as regras mudem, ou então não interessará manter o Flinpo online.

O fim do anonimato dos votantes foi discutido no outro tópico e até no tópico original das sugestões.

Flinpo | 2018-03-03 13:57:43

Obrigado pela resposta e informação.
Nunca pensei que havia tanta gente "activa", enquanto nos desafios só tem 20 à 25 participantes... Pergunto-me então em que consistirá a actividade destes 125 fugazes utilizadores :)
Quanto ao anonimato, vi a discussão sobre o anonimato dos participantes, mas não me apercebi de algum debate ou conclusão sobre o anonimato dos votantes...

Fred | 2018-03-03 14:42:51

É tudo muito relativo, como em tudo na vida.
Há participantes que não votam e por isso são penalizados ( e bem ! ) com 20% na pontuação obtida.
Estes, DE CERTEZA, não querem mesmo estar no TOP FIVE !
Há temas que alguns dos participantes activos não conseguem satisfazer.
E haverá, também, temas em que desejariam participar mas consideram que a/as imagem/ns que têm não estão à altura de os represenntarem com o mínimo de dignidade.
Também há participantes que não dispõem do tempo necessário.
E, claro está, há os que desistiram de participar por acharem que em tempos atrás podia haver uma forte pendente clubite...

JOÃO MENÉRES | 2018-03-03 18:57:28

Equipa,

Uma peça de roupa íntima pode ser considerada um utensílio de cozinha?

camerando | 2018-03-03 19:41:20

A sua questão, CAMERANDO, dava para dizer tanta coisa...
Mas, mais não digo...

Um abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-05 14:31:08

Breno: Obrigado pelo apoio!

Fred: A quebra do anonimato das votações É um assunto proibido. Não acontecerá. Acabaria com o voto de Minerva :)
Além disso, com os últimos esclarecimentos, já não há necessidade.

João: Como todo verdadeiro Mestre, estais acima de tudo isto. Grato por vossa resposta, não obtida do destinatário original (mais uma vez).

camerando | 2018-03-05 21:47:32

Pensei que a esta altura alguém teria respondido:
O voto de Minerva foi para um desempate!
Ao bom entendedor, basta.

camerando | 2018-03-07 17:29:12

CAMERANDO :
Quem é MINERVA ?

Abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-08 12:24:52

Mas Camerando, o voto de Minerva era supostamente justo !! :)

Fred | 2018-03-08 18:43:34

Menéres,

Considerarei que vossa pergunta foi elaborada seriamente...

Minerva é o equivalente romano à Deusa Palas Atena.
A expressão "Voto de Minerva" refere-se ao voto desempate (e decisivo) no julgamento de Orestes, a respeito do assassinato da mãe e o amante da mesma, para vingar a morte do pai.
Este voto foi proferido por Palas Atena.
Se falei alguma besteira, solicito aos entendidos que me corrijam :)

Fred: como dizem por aqui: foste direto e reto!

camerando | 2018-03-10 07:17:57

Saliento insistentemente que isto é uma análise de possibilidades, não uma acusação. Entenderam? E não digo isto por medo de "perder votos" ou qualquer coisa do tipo.
Até mesmo por estar insistindo que dadas as circunstâncias, não há necessidade alguma de qualquer modificação que seja neste lugar.

Em suma, e também sendo direto no meu comentário:

A elucidação dos votantes (quem votou e como votou), reduz a POSSIBILIDADE de manipulação de um resultado de desafio, pois cada um (TEORICAMENTE) lembra nas fotografias em que votou, e haveria pouca margem para criação de usuários votantes "fictícios", bem como ficaria evidente se um determinado administrador utilizou da informação privilegiada para definir o próprio voto.

Em termos de "colocar as cartas na mesa", acredito, seria um dos maiores avanços desta brincadeira de desafios. Um dos participantes desistentes que conheço, um desistente, citou para minha pessoa que insistiu algumas vezes sobre isto com a antiga equipa, sem resultado.

Assim, tenho certeza que do jeito que está (neste assunto), fica.

camerando | 2018-03-10 07:37:41

CAMERANDO

A história da deusa Palas Atena ( = Minerva ) eu conheço.
No caso, que tanta polémica tem levantado, fui levado a pensar que "MINERVA" era o nome codificado de algum participante.
Estou esclarecido e agradecido.

Um abraço grato.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-10 08:53:18

Irei fragmentar o comentário para ver se grava (acho que reduziram o número de caracteres):

João,

Não há polémica. Apenas achei interessante falar sobre assuntos pouco ou nunca falados abertamente.

camerando | 2018-03-13 18:43:49

Meu parecer REAL: criar um sitio com desafios fotográficos e envolver pessoas que não conheço em uma votação falsa para satisfazer meu próprio ego ou promover aqueles que gosto além do meu ego me faria sentir-me um projecto de homem da pior espécie.

Também não vejo tal conduta no ínfimo que posso aferir sobre Remus e Mario.

camerando | 2018-03-13 18:44:20

Por outro lado, como bem sabes em vossa experiência, para podermos arriscar um palpite a respeito da vida ou caráter de alguém, é preciso muitos anos de convivência PESSOAL, e ainda assim muitas vezes erramos!

camerando | 2018-03-13 18:45:09

+ Comentar

Anterior | Início | Seguinte

Topo

Para todos aqueles que gostam de desafios fotográficos.
Flinpo 2010 - 2018 © Flinpo     Endereço de correio electrónico correio@flinpo.net