Flinpo
Utilizador: Palavra-passe:
Ainda não se registou? Registe-se
Esqueceu-se da palavra-passe? Recupere-a
Login
Destaque Destaque
19.20€

Desafio Trimestral #04

 

Desafio do mês Desafio do mês

Tema #044
Olhos

Fotografias que mostrem um ou mais olhos.
Só irão ser aceites fotografias com planos aproximados. O(s) olho(s) deve(m) ser o elemento principal da fotografia.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Número de participantes: 9

Desafio da semana Desafio da semana

Tema #427
Morangos

Fotografias que mostrem um ou mais morangos.
Eles podem estar inteiros ou picados. O importante é que possam ser identificados como morangos.
Tema escolhido por Welerson Athaydes, vencedor do desafio mensal #042: Desilusão.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

015:Gourmet
por joaotome

014:MORANGO É BOM
por JOÃO MENÉRES

013:Vermelhou
por Welerson Athaydes

012:Ah que bom. Vou te comer...
por Santa Clara

011:Frutos vermelhos
por Ana Lúcia

010:Morangos biológicos
por anabatista

009:Gelado com morangos
por amelia

008:Delícias
por Breno Fortuna

007:Ainda verde
por Manu

006:MORANGOS AU CHOCOLATE....
por JJacinto

005:Sem Chantily
por Mario Teixeira Gomes

004:Regalei-me!
por remus

003:small but tasty
por kaipiroska

002:Red & White
por paulonvalves

001:Morango e chocolate
por josemgpereira

 

Próximo Desafio Próximos desafios

Quer saber qual será o tema dos próximos desafios?

Para o ficar a saber, tem que estar registado e autenticado.

 

Topo

Revisão dos comentários recebidos na plataforma de sugestões Revisão dos comentários recebidos na plataforma de sugestões

Publicado em 2018-02-28 por Flinpo   |   Comunicados   |   14 Comentários

Em votação Votação Semanal

Tema #426
Caixa quadrangular

(Em votação até 2018-12-16)
A todos os participantes do Flinpo,

Estamos no final do mês de Fevereiro e, tal como dissemos, fazemos aqui a revisão dos muitos comentários recebidos na plataforma de sugestões.

Recebemos muitas palavras de simpatia e confiança o que nos serve de incentivo a continuar esta tarefa de editores do Flinpo.
Há sugestões muito válidas, outras que desvirtuariam o espírito inicial da criação desta página.

O Flinpo teve na sua génese a ideia de partilha e promoção dos autores/participantes, das suas páginas pessoais, blogs ou presença nas redes sociais.
De acordo com essa premissa os desafios semanais são abertos, com o nome do autor e a votação é direccionada ao trabalho individual pelo que o anonimato não teria sentido.
Cada um é livre de votar no amigo, na fotografia, no percurso do fotógrafo ou na maior ou menor empatia com este ou aquele participante. É algo que nos ultrapassa a forma como cada um aprecia o trabalho do outro.
Recentemente, o processo de votação nos desafios semanais foi alterado, para tornar a identificação menos visível, mas não é invisível e nem pode ser, já que existe sempre forma de ultrapassar essa questão. Quem quer saber a quem pertence determinada fotografia, acaba por a descobrir.

Os desafios mensais surgiram muito depois dos desafios semanais e pretendeu-se, com esses desafios, colmatar esse problema do anonimato do autor. E talvez por isso, são menos aqueles que participam nesses desafios. Basta ver a quantidade de participações que os desafios mensais possuem.
A questão do anonimato é muito acérrima para muitos, mas neste mundo da Internet existem muitos fotógrafos que não abrem mão, e bem, das formas de protecção dos seus trabalhos, como seja a presença de marca d’água, o que por si só inviabiliza as suas participações nos desafios mensais ou anónimos.

A revista surgiu para dar ainda mais ênfase aos autores e trabalhos de cada um, divulgando os premiados, dando a oportunidade de publicação de portefólios, entrevistas e artigos sobre fotografia de outros autores ou de participantes.

Dentro do possível estes objectivos foram alcançados e ao longo destes anos cada novo participante inscrito tomou conhecimento das regras, aceitou-as e predispôs-se a acatá-las. Não as fizemos, cumprimos e fazemos cumprir.

A figura do participante/validador foi um convite lançado a todos os participantes para servirem de “júri” nos casos de dúvida. Cada um é livre de ser ou não ser um participante validador. Mas os que não são, como podem avaliar no momento da votação? Como podem ter uma opinião no momento da votação, mas não ter no momento da validação?
As dúvidas surgem tanto dos editores como dos participantes; qualquer um é livre de levar a questão aos editores fundamentando as razões para tal.
Da nossa parte podemos aceitar essas razões ou colocar o problema aos participantes validadores. Mas no limite, a fotografia tem que falar sempre por si. O Flinpo é uma comunidade de fotografia, não é uma comunidade de palavras ou de títulos de fotografias.

Os temas, como sabem, podem ser escolhidos pelos editores, pelo participante vencedor do último desafio mensal ou pelo tema mais votado na sondagem, mas também cada um pode sugerir temas para desafios, enviando-nos um e-mail com sugestões.

Amanhã irá surgir um novo post, com as sugestões de alteração/melhoria que achamos que todos devem dar a sua opinião. Para tal irá existir um processo de votação, para assinalarem se concordam ou não concordam com a sugestão em causa.

A Equipa de editores do Flinpo
Mário e Remus

 

Partilhe: Partilhe

Comentários Comentários   |   + Comentar

Um texto muito bem escrito e transparente que atesta a seriedade dos amigos editores que tiveram a coragem de assumir a responsabilidade de darem continuidade ao inicial FLINPO.
Aos fundadores e à nova equipa estaremos sempre muito gratos pela oportunidade que deram e dão à apresentação mais abrangente de muitos autores.
Só uma dúvida :
Os validares são contactados directamente pelos editores ?

Um enorme abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-02-28 12:05:18

Desta vez não é o "personagem" Camerando que escreve, mas sim o Marco.

Ir directo ao ponto chave de forma clara também é uma arte.
Quero destacar especialmente 4 passagens muito esclarecedoras, e na minha opinião deveriam constar de forma clara na página principal:

1) O Flinpo teve na sua génese a ideia de partilha e promoção dos autores/participantes, das suas páginas pessoais, blogs ou presença nas redes sociais.

2) Cada um é livre de votar no amigo, na fotografia, no percurso do fotógrafo ou na maior ou menor empatia com este ou aquele participante. É algo que nos ultrapassa a forma como cada um aprecia o trabalho do outro.

3) E talvez por isso, são menos aqueles que participam nesses desafios. Basta ver a quantidade de participações que os desafios mensais possuem.

4) O Flinpo é uma comunidade de fotografia, não é uma comunidade de palavras ou de títulos de fotografias.

Sobre 1 e 2: Vejo que muitos chegam aqui (assim como eu, no início) pensando em participar de concursos... mas não percebem que isto não é um sitio de CONCURSOS FORMAIS, mas de DESAFIOS INFORMAIS, onde o objectivo superior é tão somente a divulgação dos trabalhos fotográficos de quem estiver disposto a participar. As "classificações" são uma espécie de "bônus" que dado o preposto não faz sentido quaisquer questionamento. Para falar a verdade, não faz sentido inclusive que haja uma votação ou a própria classificação ordenativa. Mas entendo que o ser humano é acostumado a funcionar no sistema "acção-recompensa", e isto ajuda a atrair participantes. Por vezes gera algum "desconforto" com os resultados, mas sentir-se insatisfeito é um gasto completamente desnecessário de energia.

Sobre 3: Ainda bem que há a palavra "talvez". Não reduziria a apenas 1 argumento. Tenho também a impressão que os participantes acham um pouco massante.
Os temas semanais que são, em tese, mais simples, são muitas vezes mal interpretados por todos os lados. Os temas mensais, em tese, mais complexos, frequentemente não expõe mais que 3, 4 ou 5 fotografias que atendem ao desafio proposto. Ademais, quando há temas incomuns nos desafios semanais, mesmo que simples, o número de participações é comparável ao mensal, especialmente quando trata-se de temas em que os participantes não possuem nada no "banco de fotografias" pessoal. Sugiro lançar um tema mensal como "Uma Flor" para verificar se o panorama é alterado.

Sobre 4) Meus aplausos a esta definição. Nada é mais simples e belo.
Em suma, não cabe alteração alguma ao estabelecido. Digo até que há excesso de regras.

Parabéns aos Editores pelas palavras verdadeiras e por dedicarem tempo das vossas vidas a este projecto.

camerando | 2018-02-28 18:31:48

Camerando :
Especialmente no caso da L. REIS, o texto e imagem são indissociáveis, digo eu...

Um abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-02-28 18:47:09

Menéres,

Entendo perfeitamente vossa amizade e admiração por LReis.
Para não ficar mal-dito (e tampouco cacofônico), venho explicar que não penso que uma fotografia sem palavras não é arte, ou ainda que são completamente dissociáveis. Isto seria uma completa ignorância de minha parte. Expressar os sentimentos em palavras também é uma arte.

Mas admiro sim, aqueles que são capazes de criar uma fotografia interessante por si só. Mesmo na extensa obra de fotógrafos renomados encontramos fotografias que aparentariam ser apenas um "click" se acaso não houvesse uma explicação textual.

Meus aplausos foram ao esclarecimento da premissa deste sitio. Tanto que não é obrigatório sequer que as fotografias possuam um título.



camerando | 2018-02-28 19:12:00

Apenas uma ERRATA:

4) O Flinpo é uma comunidade de IMAGENS...

camerando | 2018-02-28 19:16:06

CAMERANDO

Há muitas imagens ou fotografias que carecem de texto.
E, para não realçar nenhum nome, menciono as de repórteres de guerra, de calamidades, etc...
Com apreço, aqui fica o meu abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-02-28 19:28:53

João Meneres.

Os validadores recebem um e-mail subscrito pela Equipa Flinpo dando conta da dúvida na aprovação ou não aprovação de uma determinada participação. Solicitam a opinião do participante validador que deverá responder com Sim (a participação respeita do tema) ou com Não (a participação não respeita o tema).

E uma bota pode ser considerada um sapato?

Abraço

Adalberto | 2018-02-28 20:23:02

João Meneres: O Adalberto respondeu à pergunta de uma forma perfeita.

Adalberto: Respondendo à sua pergunta, claro que sim. Mas já o contrário, não será verdadeiro. Uma bota é um sapato, no sentido que é calçado que só cobre o pé. Mas um sapato, nunca será uma bota porque não é um calçado que envolve o pé e parte da perna.
Agora o porquê de ter escrito esta pergunta, é não faço a mais mínima ideia de onde surgiu.

Remus

Flinpo | 2018-02-28 21:38:18

ADALBERTO

REMUS


Ignorava em absoluto e por isso muito agradeço o esclarecimento.

Abraços.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-01 11:56:05

Parabéns pelo texto transparente e esclarecedor.
Permitiu-me descobrir -com alguma surpresa- a finalidade principal da Flinpo: A auto promoção.
Pessoalmente gosto da fotografia pela arte, expressão e conteúdo que transmite. Não tenho interesse na promoção ou divulgação do meu trabalho, à qual prefiro a partilha das fotografias como expressão, reflexos de olhares e expressão de criatividade, e tendo como retorno a eventual apreciação e opiniões -imparciais, de preferência- dos outros fotógrafos.
(Devo dizer que a pré-selecção de imagens "vencedoras" em blogues pessoais repugna-me bastante..)
Espero sinceramente que estes objectivos sejam do interesse da maioria, para que a Flinpo não acabe com 5 participantes supremamente satisfeitos por figurar nos 5 finalistas :)

Fred | 2018-03-01 16:08:08

Aplausos à clareza e "tradução" executada participante Fred.

Tenho certeza que muitos concordam ao menos em parte mas não se pronunciam por ter medo de perder algum tipo de "status" fotográfico.

Tudo isto, infelizmente (ou felizmente?) naturalizou-se... ainda há pessoas que pensam que construímos algo sólido apenas com flores... no mundo real é quase impossível.

camerando | 2018-03-02 05:32:56

Não entendi o que o amigo FRED quer dizer com Não tenho interesse na promoção ou divulgação do meu trabalho.

Um abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-02 10:17:10

Obrigado Camerando, deve ser da idade mas valorizo cada vez o lado verdadeiro das coisas...
Amigo João Menéres, queria dizer que não participo nos desafios da Flinpo com o objectivo de obter mais exposição, divulgação ou promoção ...

Fred | 2018-03-02 20:35:55

FRED :
Estamos empatados !
Um abraço.

JOÃO MENÉRES | 2018-03-05 18:56:18

+ Comentar

Anterior | Início | Seguinte

Topo

Para todos aqueles que gostam de desafios fotográficos.
Flinpo 2010 - 2018 © Flinpo     Endereço de correio electrónico correio@flinpo.net