Flinpo - Sugestões
Flinpo
Utilizador: Palavra-passe:
Ainda não se registou? Registe-se
Esqueceu-se da palavra-passe? Recupere-a
Login
Destaque Destaque
Flinpo Magazine #23

 

Desafio do mês Desafio do mês

Tema #040
Espuma

Fotografias de espuma de sabão, das ondas a rebentar, de poluição, ...
Nota: Não são aceites colchões de espuma ou espuma de poliuretano expandido, nem qualquer animal a espumar da boca. Só mesmo espuma libertada na forma de bolhas de um gás que se formam na superfície de um liquido quando este é agitado, movimentado, fermentado ou fervido.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

Número de participantes: 13

Desafio da semana Desafio da semana

Tema #411
Dia Mundial da Fotografia

Que cada um se desafie a si mesmo, sem condições, sem constrangimentos.
Tema comemorativo da semana do Dia da Fotografia (19 de Agosto), cuja a participação dará direito a um selo.

Para participar no desafio, tem que estar registado e autenticado.

005:Outro encanto
por Rui Ramos

004:Maus vícios?
por amelia

003:Escolhe o teu caminho
por anabatista

002:Essência
por GenaMoreira

001:BURGO
por JOÃO MENÉRES

 

Próximo Desafio Próximos desafios

Quer saber qual será o tema dos próximos desafios?

Para o ficar a saber, tem que estar registado e autenticado.

 

Parceria Parcerias

fotopointpt

Topo

Sugestões Sugestões

Publicado em 2018-01-26 por Flinpo   |   Comunicados   |   20 Comentários

Em votação Votação Semanal

Tema #410
Silhuetas de pessoas em contraluz

(Em votação até 2018-08-26)

Plataforma de discussão

Ana Lúcia, Ana Simões, AnaBatista, AngelaMorato, Breno Fortuna, ByDyDaFlower, Camerando, CrisFerreira, FKRamos, Fred, João Menéres, LReis, Manu, MariaM, Questiuncas, Santa Clara, Tulipa, VAA e Welerson Athayde agradecemos as vossas palavras, umas de incentivo, outras de confiança e, na generalidade, de aceitação desta nova equipa de Editores Flinpo.

A todos os outros participantes que não se manifestaram o nosso obrigado por manterem a vossa participação.

Aos participantes menos activos, aos que desistiram ou estão em desacordo com as regras do Flinpo, a todos sugerimos que regressem com força, criatividade e novas ideias; que discutam publicamente ou em e-mail privado para o Flinpo, que critiquem, proponham e opinem, mas não esqueçam de participar.

Nesta plataforma de discussão poderão comentar e dizer o que pretendem do Flinpo.

O acto de criticar deve ser construtivo, apontando o que está mal e propondo uma forma válida de melhorar.

Prometemos que todas as sugestões serão consideradas e analisadas pela equipa de editores.

Esta discussão começa hoje mesmo e estará disponível até ao fim do mês de Fevereiro.

Lembramos que há três frases chave do Flinpo:
  • Contamos com a sua participação, porque é você que faz o Flinpo.

  • Não use como critério de avaliação a amizade que possa ter com determinado participante.

  • Vote somente nas fotografias, que na sua opinião, representam melhor o tema do desafio.

Mário & Remus

 

Partilhe: Partilhe

Comentários Comentários   |   + Comentar

Mesmo ciente das dificuldades técnicas, proponho a ideia de não divulgar os nomes dos fotógrafos que apresentarem os trabalhos nos desafios semanais, feito que acontecerá somente após a soma dos votos; pois assim, considero que o voto estaria avaliado no trabalho apresentado, que é o objeto do concurso, e não no nome do fotógrafo.

Sds.

Welerson Athaydes

Welerson Athaydes | 2018-01-26 14:26:28

Concordo com o Welerson Athaydes. Penso que os nomes dos participantes não devem aparecer durante a votação dos desafios semanais. É uma forma de evitar se deixar influenciar pela simpatia pelo fotógrafo, levando em conta os aspectos técnicos e a coerência do trabalho com o tema proposto. Outra sugestão é que sejam aceitas somente fotos produzidas no ano vigente. Dessa forma, os desafios se tornam realmente DESAFIOS e estimulam a produção de trabalhos atuais ou específicos para cada tema. Obrigada pela oportunidade de expor a minha opinião. Fico à disposição e desde já respeito a decisão da equipe Flinpo.

angelamorato | 2018-01-26 18:58:56

Se há um caso ou outro que um voto é dado por simpatia não tem a menor influência na votação do TOP FIVE.
Por outro lado, a ser seguida a sugestão do Welerson ( e da Angela...), isso faria alterar por completo o Regulamento e o espírito do Desafio Semanal.
Desculpem-me, mas voto CONTRA.

JOÃO MENÉRES | 2018-01-26 22:57:24

Apoio integralmente a proposta do sr. Welerson Athaydes.

J Adilson | 2018-01-27 23:45:23

Esta discussão sobre a identificação, ou não, dos autores das fotografias a concurso nos desafios semanais, tem origem em resultados mais ou menos surpreendentes que vão acontecendo em função das votações obtidas.
Instalou-se a ideia de que os votos são atribuídos, mais em função dos autores e menos das fotografias propriamente ditas.
Não descartando completamente essa ideia, no meu ponto de vista o ‘problema’ está mais centrado no facto de existirem dois tipos de participantes: os que tentam participar com boas fotografias e os que tentam participar com boas ideias criativas.
Sobre os primeiros diria que o seu principal critério de avaliação recai na qualidade técnica, estética e artística das fotografias. Sobre os segundos diria que privilegiam a criatividade e a imaginação expressa nas fotografias.
O desafio semanal #380: Hora do banho, ilustra bem as minhas palavras. Atentem na fotografia vencedora (“Banho de beleza”) e, por exemplo, em fotografias que nem sequer ficaram no top five apesar da sua qualidade fotográfica (“O banho do flamingo” ou “Banho de argila”).
Importa, na minha opinião, deixar claros os critérios preferenciais no momento da votação, para que os concorrentes tenham consciência plena se estão perante desafios fotográficos ou perante desafios de criatividade divulgada através de fotografias.
Abraço a todos.

Adalberto | 2018-01-28 11:25:24

Eu que não votei em nenhuma das cinco das do Top Five, votei nas duas seleccionadas pelos editores , curiosamente, nas duas que o Adalberto destaca, ou seja, NO BANHO DO FLAMINGO e NO BANHO DE ARGILA.
Penso que ainda há um terceiro tipo de fotografias : a que junta a criatividade à qualidade fotográfica, onde a L. REIS é IMPERATRIZ.
Um abraço, Adalberto.

JOÃO MENÉRES | 2018-01-28 11:44:07

Concordo com Welerson Athaydes e Angelamorato... há muito que penso nisso, mas nunca o manifestei aqui publicamente, falei com uma ou outra pessoa.
Na minha singela opinião os nomes dos participantes não devem aparecer durante a votação dos desafios semanais. É uma forma de evitar deixar-se influenciar pela simpatia pelo fotógrafo/amigo/conhecido...
Se já o fazem no desafio mensal, deve ter existido uma razão para o fazerem... esse mesmo motivo devia servir para os desafios semanais também.

Tulipa | 2018-01-29 14:56:15

Enquanto no Desafio Mensal a imagem a participar não pode nunca ter sido apresentada no blog, nos desafios semanais tal não se impõe.
A suceder tal alteração, não tenho dívidas que o número dos participantes
cairá vertiginosamente.
Para confirmar o que afirmo, basta verificar quantos participam no Desafio Mensal !...
Parece-me não ser esse o que se deseja para a continuação do êxito do FLINPO !

JOÃO MENÉRES | 2018-01-29 16:56:07

Não se estará a dar demasiada importância a esta coisa das votações? Se cada um perguntar a si próprio se já votou numa fotografia, sem gostar dela, só porque é de determinada pessoa, seremos assim tantos a responder afirmativamente. Eu acredito, piamente que não. Será ingenuidade da minha parte? Não creio. Mas também é assunto sobre o qual nunca pensei. Para mim, qualquer que seja o sistema de votação escolhido, estará sempre bem. Independentemente de quem aparece na escolha dos editores e no painel dos 5 mais votados, a questão é que estamos, todos, sempre de parabéns. Estamos de parabéns por semanalmente mostrarmos o nosso olhar sobre as coisas, estamos de parabéns quando damos connosco a pensar numa maneira criativa ou diferente de dar a volta a um tema, estamos de parabéns por estarmos motivados a fazer coisas diferentes, estamos de parabéns por mantermos o Flinpo a andar com a nossa sensibilidade, criatividade, ideias ou domínio técnico desta arte, tão versátil, chamada fotografia.
Não tendo, por isso, qualquer sugestão a fazer em relação ao sistema de votação tenho, no entanto, uma outra sugestão que não sei se é possível, dado não saber quais são as potencialidades desta plataforma. Uma coisa que eu gostava de ver por aqui (não sei com que regularidade, porque não pensei nisso) era um conjunto de trabalhos de cada uma das pessoas que por aqui andam. Digamos que este mês era a vez de A e esse A teria, no Flinpo, à laia de exposição virtual umas 10 fotografias que fossem representativas dos seus temas, técnicas preferidas, etc. O critério de escolha podia ser um qualquer, até tirar à sorte seria um bom critério, uma vez que todos acabariam por ter essa oportunidade....é só uma ideia que nasceu do facto de eu gostar de ver aquilo que os outros mais gostam de fazer e acho piada a ter uma visão mais de conjunto do trabalho de cada um, um pouco como acontece com alguns blogs que visito e que me permite ter uma visão mais geral sobre o trabalho desenvolvido. Isso também permitiria que cada um tivesse um "feedback" em relação ao seu trabalho, através das nossas opiniões e comentários. Foi só uma ideia :):)

LReis | 2018-01-29 19:26:00

L. REIS

Sobre a sugestão que dás sobre um port-folio, tal acontece de três em três meses no Magazine.
Bem sei que é um tempo longo, demasiado longo ( e até nem sei se TODOS os participantes a folheiam...).
Por isso, estou de acordo contigo !

JOÃO MENÉRES | 2018-01-29 20:30:37

Ideia muito interessante, L. Reis. Subscrevo.

Adalberto | 2018-01-30 18:45:37

Srs, Editores,

Seria possível, além da maneira que mostram os desafios semanais por data, também mostrá-los por ordem alfabética?

Sds.

Welerson Athaydes

Welerson Athaydes | 2018-02-05 15:57:41

Parece-me que e fiabilidade das votações é sobretudo importante para a credibilidade da Flinpo.

Alguns podem usar os resultados como ajuda para avaliar o seu trabalho, outros podem sentir revolta ao ver resultados injustos, etc...Nada de positivo desta falta de confiança.

Uma forma de tornar os votos mais pertinentes seria usar vários critérios de avaliação, como por exemplo qualidade técnica, originalidade, respeito do tema ... De uma forma similar à avaliação dos vendedores no Ebay...

Fred | 2018-02-09 21:21:19

Boa tarde. Fazendo parte do grupo de inactivos que voltou para uma segunda tentativa, gostava de dar duas sugestões (que no meu caso, foram parte da razão de avançar para a inactividade neste grupo):
1. na votação poderiam ser usados vários sub-critérios (técnica, originalidade, adequação ao tema e outros a serem discutidos). Ou seja, usando o exemplo de uma classificação de 1 a 5 estrelas, cada participante classificaria estes sub-critérios de cada uma das fotografias, resultando no valor médio “X” médio (esta proposta para ser discutível precisa da confirmação da organização de que não existem barreiras técnicas do site);
2. a votação não deveria ser somente possível aos participantes. Ou seja, desde o regresso que acompanho os resultados mas não posso votar. Cada um participa como gosta. Pessoalmente, gosto de saber qual é o tema e depois pegar na câmara para corresponder ao tema. Assim, por vezes, significa que não tiro nada com que me identifique e não publico. Basicamente estou a ser activo, mas não me é permitida a participação total no evento. Será que há necessidade deste filtro? Não deveria o registo no site, com a toda a partilha de dados associada, já ser um critério para a total participação? Existe receio de múltiplas contas para o mesmo utilizador? O facto das fotografias terem que estar num blog/site já não filtra que seja de cada autor respectivo e não de “clones”?

Sugestão: retirar este filtro de votação ou o simples registo (login) deverá chegar para votar; se existe tanta necessidade de “sublinhar” a participação podem-se utilizar outros critérios (número de logins por semana, tempo médio entre os últimos logins, número de comentários, número de críticas individuais às fotografias dos participantes, etc).

Comentando a proposta anterior de não se saber o nome do autor na votação, também sou contra. Por várias razões:
1. altera o método essencial do flinpo em que cada fotografia deve estar alojada online (normalmente) na página pessoal do participante;
2. obrigaria a não assinar as fotografias (o que vai contra a todas as “regras” de publicação online. Ok há outras… mas é uma importante);
3. “normalizar” o avaliador é impossível em arte. Mesmo que fosse, de certeza que cada avaliador está atento (ou é mais sensível) a determinados aspectos. A única hipótese de colmatar esta subjectividade é aumentar o número de avaliadores no momento da avaliação (volto assim à sugestão anterior que escrevi);
4. não há regra possível que se sobreponha à integridade do avaliador. Cabe a cada um avaliar dentro do que acha correcto.

Bruno Vieira de Melo | 2018-02-19 18:09:54

1) Concordo com Welerson Athaydes, desde que somente os participantes do desafio em questão tenham direito a voto, como forma de incentivar a participação e a divulgação dos NOMES dos votantes e respectivos votos ao final do processo, como forma de salientar a lisura do desafio.

Ainda assim, há um problema indicado por amigos que desistiram do flinpo e que também já me havia ocorrido, que é ainda mais proeminente nos desafios mensais devido à necessidade de classificar do primeiro ao décimo colocado, onde a pontuação é variante. Alguém quer tentar adivinhar que problema é este? Ou será que estamos em um incrível lugar na WWW onde as pessoas são perfeitas, educadas e isentas de pensamentos e ações que tentam jogar com as regras?

camerando | 2018-02-20 05:21:16

2) Adalberto, concordo com vossas palavras, exceptuando-se o facto de haver muitos outros tipos de participantes. Mas digamos que essencialmente resumiste aqueles que participam pensando seriamente em ter algum destaque. Eu, particularmente, dado o tema em questão, quero estar satisfeito com aquilo que fui capaz de fazer, dadas as circunstâncias pessoais daquela semana ou mês. Por bastante tempo nestes 2 anos de FLINPO me senti satisfeito com o desempenho PESSOAL, sem me preocupar com a formar que fui avaliado semanalmente.

Não sou escritor, mas tenho certeza que se eu explicasse em meu blogue as condições em que se realizaram muitas fotografias, isto sensibilizaria parte dos leitores. Mas não creio ser este o objetivo e acredito (INSISTO EM ACREDITAR) que a arte deve falar por si só. Uma boa fotografia dispensa discursos.

camerando | 2018-02-20 05:31:35

3) Por outro lado, isto aqui é um site particular que promove uma espécie de "gincana fotográfica". Se fulano votou em A, B, C, porque é amigo ou porque admira, qual o problema?

Ano passado tive um problema sério na área dos comentários do meu sitio pessoal. Algum ser desocupado (que eu gostaria de denominar por muitas palavras e baixo calão) deste planeta, não sei porque cargas d´água, decidiu me sacanear e burlou meu sistema de comentários, travando meu sitio por completo e apagando todos os comentários. Por meses evitei a interação com o público para verificar se estava tudo certo.

Naquele momento, pensei em aproveitar a situação para corroborar com um pensamento que outrora passou por mim: "...ora... estes comentários estão a atrapalhar nas votações do FLINPO..."
Também não sei porque cargas d´água pensei isto, já que tudo não passa de uma brincadeira. Desculpem os termos, mas dane-se!!! E se realmente atrapalha ou não, dane-se novamente!!! Isto é uma brincadeira!!!

Em uma brincadeira, sempre haverá o irmão mais velho que tentará burlar as regras. Sempre haverá o irmão mais novo que se acostumará a perder mesmo quando deveria vencer. Sempre haverão aqueles para quem tanto faz. Sempre haverão os que levam a sério até demais. Sempre haverá uma gama de situações não citadas. Somos isto. Somos humanos.

camerando | 2018-02-20 05:49:43

4) Regra da brincadeira que não concordo/entendo (até que seja demonstrado um contraponto consistente): por qual motivo meus votos podem valer por 2?
Digamos que para cada título mundial de futebol da Alemanha, Brasil ou Itália, na próxima copa os gols passariam a contar por 2. Os aspirantes a título estariam em sério apuros!!!
Não faz sentido algum. OK, acertei 3 vezes o vencedor... e daí??? Quem se importa??? Posso errar 30 vezes seguidas na sequência. Isto não me torna um avaliador nato.

camerando | 2018-02-20 05:57:17

5) Regra da brincadeira que não concordo/entendo (até que seja demonstrado um contraponto consistente): perder 20% dos votos??? Não poderei estar em um retiro, acampamento, viagem, etc, livre de tecnologias antes de votar no FLINPO??? Por favor, sejam razoáveis...

camerando | 2018-02-20 05:59:29

6) Fred e Bruno. De acordo com os critério. Para minha pessoa, uma ideia antiga. Mas minha experiência própria versa que nem sempre é tão simples sem a ajuda de um programador experiente implementar aquilo que pensamos em uma determinada plataforma. Algumas coisas, nem mesmo com o programador experiente. Mas certamente são ideias pertinentes.

Minha dúvida também é: o público está apto a avaliar desta forma? Eu tenho a convicção que não. Tomando o formato atual semanal como exemplo, me parece que a grande maioria não está interessado sequer em saber se concorda ou não com determinada fotografia estar ali.

Assim, muitas vezes aparecem (ou desaparecem) fotografias do destaque de forma injusta para quem quer pensar.

Com bastante frequência ótimos trabalhos que ganham destaque não possuem mínima razoabilidade com o tema proposto. Isto só pode indicar que a maioria pensa: ora, se está ali, é para votar, não compete a minha pessoa questionar.

camerando | 2018-02-20 06:11:13

+ Comentar

Anterior | Início | Seguinte

Topo

Para todos aqueles que gostam de desafios fotográficos.
Flinpo 2010 - 2018 © Flinpo     Endereço de correio electrónico correio@flinpo.net